29 de mar. de 2010

Viajando para Alemanha? O que você não pode perder em GULOSEIMAS!


Salve, salve... olá!Ando feliz por todos os comentários e pitecos de vocês. É profundamente gratificante ler um a um... meu sincero MUITO OBRIGADO: leitores, amigos, seguidores e anônimos!

Hoje.. dando sequência ao post anterior, quero falar um pouco sobre as guloseimas daqui... aquilo que comemos por olho grande mesmo... Esse país é a terra do doce... como os alemães gostam de doces, tortas principalmente... padarias alucinantes, docerias rebuscadas, você vai encontrar aqui. E o que MAIS ME AGRADOU... é que os doces aqui tem 70% menos doce do que no Brasil... eles odeiam coisas muito doces... no início eu estranhei... comer um bolo que sentimos até o gosto da farinha.... parece ser meio estranho... mas depois de algumas bocadas nos doces daqui, você finalmente entende o prazer... para eles o doce não tem que exceder no açúcar. Depois disso... fui comer um bolo de aniversário brasileiro, na casa de uma colega brasileira e... pásmem... não aguentei dar mais que 2 garfadas.. o açúcar excessivo doía a minha garganta. E por isso eles comem doce mesmo... comem TODOS OS DIAS... 3h da tarde geralmente, com um chazinho ou café... vem aquele apetitoso pedaço de torta... um hábito muito prazeroso para eles.
Mas quero começar a falar da guloseima número 1 da Alemanha... e é um dos símbolos também... e nem doce é... é salgada.

Você não pode perder......
Bretzen - Gente... isso é uma fissura... esse pãozinho, com essa casquinha crocante salgadinha... ãããhhh... coloca uma manteiguinha.... ai.... é simplesmente sensacional. Essa casquinha é meio ácida, depois que a massa do Bretzen ganha essa forma.... o Bretzen leva um banho de soda cáustica, e é assado... a soda cáustica e o calor do forno, geram uma reação química e fica essa casquinha deliciosa. O Bretzen é comido todo o tempo pelos alemães... no café da manhã, a tarde, a noite.... crianças levam de merenda para a escola... é bom acompanhante de cerveja, de café e de linguiça também. O Bretzen é sem dúvida a guloseima número 1 da Alemanha. Vocês não podem perder!



Você não pode perder......
Torta Floreta Negra ou Schwarzwälder Kirschtorte - Essa torta é tradicionalíssima alemã.. surgiu na região que leva o nome da torta, a região Floresta Negra (Schwarzwäler). A Floreta Negra, é uma cordilheira no sudoeste da Alemanha, situada no estado de Baden-Wüttemberg (vizinho da Baviera, meu estado). E as receitas brasileiras são fidelíssima aos ingredientes, bolo de chocolate, chantily e cereja. A única diferença é a quantidade de doce colocada no bolo, aqui como disse acima é muito menos doce. E as cerejas, que não são em caldas, e sim naturais e isso também torna a torta bem menos doce que no Brasil.
Não percam essa torta, que é facilmente encontrada em qualquer padaria e doceria. Nada como comer algo em sua nação de origem...




Você não pode perder......
Strudel de maçã ou Apfelstrudel - Também muito conhecido no Brasil, especialmente no sul do país ou em regiões mais frias. Aqui, quase toda a casa tem um pé de maçã, e também uma maquininha para descarcar maçãs... e fazer o Strudel... Maçãs frescas, de preferência do quintal e pouquíssimo açúcar... esse é o segredo do Strudel de Maçã. Que também pode vir acompanhado de uma porção de chantily como na foto, em dias mais frios uma calda de baunilha ou em dias mais quentes, uma bola de sorvete de creme... perfeito de todas as maneiras.




Você não pode perder......
Balinhas de goma ou Gummibärchen - No mercado desde 1922, essas balinhas de gomas ainda são o maior sucesso por aqui. Hoje conta com lojas especializadas em balas de gomas, com diversos sabores, formas e tamanhos. A marca alemã Haribo é a marcar líder até hoje no mercado, e também em todo o mundo.



Você não pode perder......
Apfelsaftschorle, respirando e explicando... apfel = maçã, saft = suco, schorle = gás - Ou seja, suco de maçã com água gasosa... é o que significa essa delícia, que rapidamente me viciou. Aqui na Alemanha, eles não são muito chegados a refrigerante, mas são loucos por água com gás. E o suco de maçã por aqui é algo bem comum... em muitas casas, há pés de maçã, onde dão boas e grandes maçãs, e por isso, a maçã por aqui é algo bem popular. Esse suco de maçã com água gasosa foi uma grande combinação, pois o suco de maçã concentrado é um tanto doce e enjoativo, mas adicionado à água gasosa, fica mais suave e refrescante. Pode ser encontrado industrializado como na foto, ou feito por você mesmo... utilizando os dois ingredientes citados acima, fica igualzinho o industrializado. Vale a pena conferir!



Você não pode perder......
Toda a linha Ferrero - A Ferrero não é alemã... mas já que está na Europa, terra da Ferrero (Itália), aproveite para se deliciar com a linha Ferrero, experimentando itens da linha que não são comercializadas no Brasil e é claro... o preço JUSTO dos produtos Ferrero na Europa.



Bem, gente... é isso... claro que poderia postar mais... mas o que poderia dizer mais? Bolos e tortas... são as guloseimas principais daqui. Vale a pena gastar suas tardes na Alemanha provando as diversas todas aqui disponíveis. É uma loucura...

Até o próximo post!


14 comentários:

  1. Nossa que delícia, Aline!! Eu não sou muito de doce bem doce, sabe?! Então me interessei bastante por essas tortas e doces que são doces sem serem enjoativos!! Adorei as dicas!!
    Bjus, Lu

    ResponderExcluir
  2. Alineee! Vc quer matar a gente né? Deu até água na boca. Mto legal o post, acho sempre interessante as embalagens, algumas sao tao diferentes. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie, muito útil!!! obrigadíssima!!! Maridoco vai para a Alemanhã semana que vem! já vou fazer minhas enconmendas!!!! bjocas

    ResponderExcluir
  4. Ah! esse Bretzem me deu saudades .....realmente sao muito gostosos, da primeira vez que comi, achei meio sem graça, mas depois....huh!.....

    ResponderExcluir
  5. Oi querida!!!
    Nossa deu água na boca!! Sorte que moro no sul do Brasil e tem tudo isso aqui... mas claro que comendo na alemanha tem gostinho especial... isso vou ver a partir de Junho!! Uepaaaa to indo pra Alemanhaaaa!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Aline, que absurdo perder esse post! Só vi agora!!!! Que delícias e que maldade comigo!!!! Assim vou voltar pro Brasil rolando! Já vou provar várias cervejas diferentes e ainda mais comendo essas guloseimas... Ah, vou relaxar e aproveitar, né? Bjs!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline!
    Que delícia!!!! acho que eu gostaria muito dos bolos, tortas e outras gostosuras daqui porque eu não gosto de nada muito doce.
    A foto da Torta Floresta Negra deu agua na boca!
    grande bjk

    ResponderExcluir
  8. Aline cheguei ao seu blog através do casos e coisas da bonfa....e posso dizer que não sairei mais daqui rs. Amei,você parece muito simpática e adorei os assuntos.

    Viajarei para Alemanha em junho (será minha primeira viagem internacional) e estou super anciosa e perdida ao mesmo tempo e agora vou ler todos seus posts sobre a Alemanha para me familiarizar um pouco. Até um curso on line de Alemão estou fazendo para tentar ao menos falar o básico rs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Aline!
    Conheci hoje o seu blog através do blog da Kátia.Apesar de não ter um,adoro acompanhá-los...quem sabe um dia crio coragem.Adorei todas as fotos e tudo o que você escreveu,mas o que me deu mais alegria foi descobrir que além de brasileiras somos cidadãs Voltarredondenses.Assim como você eu também estou longe da minha cidade do aço...apesar de beeemmm mais perto do que você.Tornei-me sua seguidora,seu blog já está na minha lista de favoritos.
    Um beijo grande
    Márcia

    ResponderExcluir
  10. Ola me passa a resceita pois eu sou de santa ctarina, e ano esa dosuras cm estrudl de maça sou de Blumanal. meu emeio e ivonete_cacilda@hotmail.com.bj

    ResponderExcluir
  11. ... e foi por isso que voltei 10 Kg mais gorda... ahhahaha... mto bom!!!água na boca! :p
    Théo!!..!!

    ResponderExcluir
  12. Ola , estava dando uma olhadinha e reparei que quando falas sobre o Bretzel dizes que se usa soda caustica , achei esquisito e pesquisei, achei uma receita mais no lugar de soda caustica o que usa e bicarbonato de sodio.
    Receita no link abaixo.
    Mercedes.
    http://ursulamueller.blogspot.com/2009/06/receita-de-bretzel-ou-pretzel.html

    ResponderExcluir
  13. Hahaha.. Ohhh tentacao!! Só eu e minha balanca sabemos.. rss

    ResponderExcluir
  14. Conheci seu blog através da Katia( estou adorando ler seus posts).
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails