22 de dez. de 2010

O que mais gosto no Natal: Velas Advento - faltam 3 dias!

Ahhhh... as velas advento!
Infelizmente essa tradição não existe no Brasil. As velas advento é um arranjo natalino com ramos de pinheiro, bolas e 4 velas (o tradicional, pois existem muitas variações) onde cada domingo que antecede o Natal, uma vela é acesa.

Eu adoro montar meu arranjo e ascender minhas velinhas toda a noite. Acho isso um super clima de natal. Eu fiz uma breve pesquisa sobre a origem do advento e descobri que o significado é muito lindo e profundo.

Abaixo está uma breve descrição do significado e alguns exemplos das muitas variações das Velas Advento. Quem sabe no próximo ano você não monta o seu também??!!!

O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem oarrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem oNatal.

As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Nos recorda a experiência de escuridão do pecado. A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.

Fonte: Wikipedia














Até amanhã com minhas preferências natalinas!

6 comentários:

  1. Nossa, que lindo! Adorei... vou com certeza fazer o ano que vem... alguma dessas fotos é das suas velas???
    Bjobjo.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Nunca comentei por aquii, apesar de passar sempre, mas não pude deixar de te dizer que tem sim, Velas do Advento por aqui!
    Eu não conhecia a tradição até uma amiga e a família me apresentares, por assim dizer. Eles se juntam para cantar músicas de Natal e acender as velas. Acho que tem a ver com a origem da família dela que é alemã... Bom é isso!
    Feliz Natal e um 2011 muuuito bom para você e sua família!

    ResponderExcluir
  3. Adoramos essas publicações que demonstram a beleza que pode ser aplicada a qualquer ambiente utilizando velas combinadas com outros objetos. Confira em nosso site mais idéias interessantes… http://www.velassaojoao.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lindos arranjos e belíssima história da origem dessa tradição! Eu amo vvelas, acho que elas criam uma atmosfera romântica que transmite paz e aconchego. Beijos mil!!!!

    ResponderExcluir
  5. A Descupinizadora ABBAPAI é especializada em matar cupins, extermina cupins e ou controlar cupins subterrâneos, cupins de solo e cupins de madeira seca e todo tipo de inseto que efetua ataques em madeiras como, por exemplo, a broca. Para o descupinização, mata cupins e ou extermina cupins ou de brocas, além de produtos e equipamentos adequados e de alta tecnologia, são utilizadas técnicas diferenciada e bastante criteriosa na execução dos tratamentos.

    (Plantão 24 horas) (11)-3481-9820

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails